O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade pela doença entre as brasileiras, segundo dados doInstituto Nacional do Câncer (Inca)
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. A falta de informação, prevenção inadequada e diagnósticos tardios agravam a situação. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) comprovou um aumento de cerca de 26% nos casos decâncer de mama nos estágios mais graves da doença nos últimos anos. E o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que em 2023 já tenham surgido 73.610 novos casos no Brasil.
Todos estes dados são alarmantes e preocupam as autoridades de saúde do país. Por isso, as campanhas desempenham um importante papel na população ao difundir conhecimento e informação, incentivar a prevenção e promover condições para diagnósticos precoces. Cerca de 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm chance de cura. Neste contexto, surge a importância de iniciativas como a Campanha Outubro Rosa, que tem como o objetivo de promover a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce sobre o câncer de mama.
A prevenção do câncer de mama é realizada por meio do controle de fatores de risco e o incentivo a hábitos e comportamentos saudáveis. Dentre as orientações estão: praticar atividades físicas com regularidade, ter uma dieta balanceada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter um peso adequado e outras. Mas, apesar de contribuir para a redução das chances do câncer de mama se manifestar, infelizmente nem sempre é possível evitar completamente seu surgimento. É por isso que aliar prevenção ao diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para o tratamento e processo de cura.
Assim como os outros tipos da doença, o câncer de mama é resultante de uma disfunção celular que faz com que determinadas células do nosso corpo cresçam e se multipliquem desordenadamente, formando um tumor. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Assim como podem surgir também pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Caso tenha algum desses sintomas, procure um médico imediatamente. Lembrando que é importante manter uma rotina de consultas e exames médicos.
Câncer de mama em homens
Apesar de raro, o câncer de mama também pode acometer homens e os casos representam 1% do total, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Justamente por ser mais raro, não existe rastreamento de câncer de mama masculino. Por isso, é importante que os homens tenham atenção ao seu corpo e procurem um médico ao primeiro sinal de um caroço na mama e alterações no mamilo.
O tratamento, tanto para os casos femininos ou masculinos, inclui alternativas e técnicas como quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e cirurgia. Mas a indicação do tratamento mais adequado para cada caso é feita por um médico após a realização dos exames necessários e avaliações do estágio da doença, quadro do paciente e outros fatores. Por isso, faça acompanhamento periódico com seu médico, tenha hábitos saudáveis e pratique atividades físicas como forma de prevenção.
Campanha Outubro Rosa
Outubro é o mês de referência para iniciativas de conscientização sobre o câncer de mama em todo o mundo. A campanha Outubro Rosa, a mais conhecida em todo território, é um movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Com o intuito de incentivar a prevenção e orientar para o diagnóstico precoce da doença contribuindo para a redução da mortalidade. Recentemente, a campanha também incorporou a abordagem sobre câncer do colo do útero.
O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado pela população, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, fachadas de diversas instituições públicas e privadas ficam iluminadas com objetivo promover e indicar a adesão ao movimento.
A Tech Four Medical apoia a Campanha Outubro Rosa e reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Nossa equipe segue acompanhando as novidades em tratamentos, exames e procedimentos para tratamento e cura do câncer com o objetivo de oferecer ao mercado médico o que há de mais moderno e eficaz na área. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das atualidades para o setor.