Atualmente um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo e estimativas apontam aumento de casos de câncer nos próximos anos.
O cânceré uma das doenças crônicas que mais aumenta sua incidência no Brasil e no mundo, sendo a segunda principal causa de mortes, depois das doenças cardiovasculares. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) até 2025 teremos 2.175.000 diagnósticos no país, com uma média de 725.000 para cada ano do triênio 2023-2025. Ainda segundo este estudo, as regiões sul e sudeste concentrarão cerca de 70% dos casos. Atuar na prevenção e proporcionar tratamento adequado aos pacientes é um grande desafio para o país nos próximos anos.
O câncer de pele não melanoma é o mais incidente no país, com 220 mil novos casos estimados. Considerando-se todos os demais tipos de câncer, os mais frequentes na população serão mama (73.610 casos), próstata (71.730 casos), cólon e reto (45.630 casos), pulmão (32.560 casos) e estômago (21.480 casos). A explicação para este crescimento está na maior exposição dos indivíduos a fatores de risco cancerígenos como: sedentarismo, estresse, mudanças no comportamento alimentar, tabagismo, poluição e outros.
Apesar do quadro negativo, a boa notícia é que, segundo o INCA, entre 30% e 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos e muitos casos apresentam uma alta chance de cura se detectados precocemente e tratados adequadamente. A tecnologia é uma grande aliada no avanço dos tratamentos e trouxe novas perspectivas para os pacientes. Alguns exemplos do uso da tecnologia para esta situação são: exames precisos para a identificação precoce de tumores, novos medicamentos, imunoterapia, cirurgia minimamente invasiva e várias outras técnicas.
Nos dias atuais, a medicina já conta com tecnologias para a realização de exames com foco em diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer, tudo isso personalizado para cada paciente. Uma das linhas de atuação é o uso da genômica, sendo realizados testes para rastreio de alterações no DNA, permitindo a identificação de possíveis tumores em desenvolvimento. Há também a modalidade que possibilita o rastreio genético do próprio tumor, para os casos em que já ocorreu o diagnóstico. Neste caso, há maior precisão para os médicos na definição do tratamento, o que aumenta as chances de cura para o paciente.
Outro importante ponto é a disseminação do conhecimento e informações sobre a importância da busca por cuidados de saúde desde os primeiros sinais de câncer. É essencial que a população seja incentivada a fazer exames preventivos e a procurar atendimento médico diante de quaisquer sintomas suspeitos para garantir que todos os pacientes tenham a oportunidade de receber o tratamento adequado.
A Tech Four Medical segue acompanhando todas as novidades relacionadas à prevenção e tratamento dos mais variados tipos de câncer para oferecer ao mercado o que há de mais tecnológico e eficaz. Mas além de contar com o suporte da tecnologia e dos avanços da medicina é sempre importante ter hábitos saudáveis, praticar atividades físicas e realizar exames periódicos para juntos vencermos este desafio do aumento da incidência de câncer na população brasileira.