Uma poderosa ferramenta que ajuda a remover tumores para os quais o acesso cirúrgico convencional é mais complexo e uma esperança para os pacientes
Não é nenhuma novidade que a tecnologia está transformando a medicina em ritmo acelerado e contribuindo com os profissionais da saúde e pacientes ao apresentar inovações que melhoram significativamente os tratamentos e técnicas disponíveis. Um bom exemplo de área que se beneficiou com os avanços tecnológicos dos últimos anos foi a cirurgia robótica. Essa técnica está sendo empregada no setor oncológico e está revolucionando o tratamento do câncer.
De forma simples, a cirurgia robótica é um procedimento cirúrgico assistido por robôs, no qual um cirurgião controla um sistema robótico altamente preciso, composto por braços mecânicos e instrumentos cirúrgicos. É importante destacar que nenhuma plataforma ou equipamento possuem autonomia ou realizam os movimentos sem o comando de cirurgião especializado.
Desde que a Food and Drug Administration (FDA) agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, equivalente à Anvisa no Brasil, aprovou a utilização da plataforma robótica para cirurgias, a técnica expandiu e, atualmente, estima-se que 1,2 milhão de cirurgias robóticas são realizadas anualmente no mundo.
No Brasil, a primeira cirurgia com o auxílio da plataforma robótica foi realizada em 2008. Dados mais recentes apontam que o número de cirurgias realizadas com esta técnica saltou de 24 mil, em 2021, para 27 mil em 2022 – com crescimento de 12,5% em um ano, segundo representantes do próprio setor no mercado.
No contexto do tratamento do câncer, a cirurgia robótica tem sido aplicada com sucesso em uma variedade de procedimentos. Essa técnica é comumente recomendada nas cirurgias de remoção de tumores em áreas consideradas complexas, delicadas ou de difícil acesso. A precisão ofertada pela cirurgia robótica permite preservar os demais órgãos e tecidos saudáveis próximos ao local operado trazendo melhores resultados a longo prazo. Podemos destacar como as principais vantagens da cirurgia robótica:
- Procedimento de mínima invasão
- Multiarticulação do instrumental cirúrgico;
- Visão ampliada com imagens em 4K e 3D;
- Maior precisão, destreza e amplitude do movimento;
- Menor tempo de recuperação do paciente operado.
Outro importante benefício da cirurgia robótica é a possibilidade de acesso e cuidados especializados mesmo em locais remotos. Pois especialistas podem orientar médicos e cirurgiões em tempo real e à distância por meio da telementoria e telecirurgia. Atualmente a cirurgia robótica pode tratar os cânceres:
- Do trato digestivo: esôfago, estômago, intestino delgado, cólon e reto, fígado, pâncreas, vesícula biliar e baço;
- Urológicos: próstata; rinsuprarrenal e bexiga;
- Ginecológicos: útero, ovários e trompas;
- Pulmonar;
- Cabeça e pescoço (tireóide e glândulas cervicais).
Embora a cirurgia robótica no tratamento do câncer apresenta inúmeros benefícios, é importante ressaltar que nem todos os casos são adequados para esse tipo de procedimento e por isso é indispensável o acompanhamento com um médico especialista para definição do melhor tratamento. Além disso, os cuidados preventivos como realização de exames periódicos, hábitos alimentares saudáveis, práticas de atividades físicas e outros são indispensáveis para uma boa saúde.
A Tech Four Medical e sua equipe está sempre atenta às novidades mais recentes do mercado para levar até seus clientes produtos de qualidade e todo o suporte necessário. Acompanhe nossas redes sociais e fique atualizado sobre o setor.